Capítulo 2: 1-29 descreve as cartas de João a quatro igrejas da Ásia Menor, com elogios e repreensão de Jesus: Éfeso, Esmirna, Pérgamo e Tiatira.

Chapter 2: 1-29 describes John’s letters to four churches in Asia Minor, with compliment and rebuke of Jesus: Ephesus, Smyrna, Pergamum and Thyatira.


O livro de Apocalipse – capítulo 2




Primeira seção – Capítulos 1–3

Nessa 1ª seção do livro de Apocalipse, João vê Jesus glorificado no meio dos sete candeeiros, representando as sete igrejas da Ásia Menor, e recebe orientação para enviar cartas a elas, repreendendo-as nos pontos em que haviam falhado e encorajando-as a prosseguir no serviço cristão. A visão central do livro é: O Senhor virá visivelmente, pela segunda vez, mas agora para julgar (Ap 1: 7-8).

Ainda nessa 1ª seção do livro de Apocalipse, nós podemos ler as cartas de João a quatro igrejas da Ásia Menor, com elogios e repreensão de Jesus: Éfeso, Esmirna, Pérgamo e Tiatira. Éfeso tinha pedido o primeiro amor. Esmirna passava por perseguições e sofrimento. Pérgamo era um centro de adoração ao imperador como um deus; e Tiatira não sabia lidar com a falsa profecia nem resistir à sedução.

Como a explicação sobre cada uma delas é um pouco extensa, vou deixar aqui apenas um resumo, mas você pode ler detalhadamente sobre elas nas páginas correspondentes (link em azul).

Jesus fez elogios e repreensões para as igrejas:
Elogios: Esmirna e Filadélfia
Elogios e repreensão: Éfeso, Pérgamo, Tiatira e Sardes
Repreensão (Críticas): Laodicéia

Capítulo 2

Éfeso
A igreja em Éfeso (Ap 2: 1-7) era trabalhadora, fiel à Palavra e à doutrina, sofria a influência de muitos falsos ensinos e falsos mestres, mas apesar de resistir ela foi perdendo o ‘primeiro amor’ ao Senhor. Precisava voltar ao avivamento, caso contrário, o Senhor moveria o seu candeeiro do seu lugar. Jesus a elogiava pelo seu zelo religioso, mas a repreendia pela falta de amor.

Esmirna
A igreja em Esmirna (Ap 2: 8-11) passava pela tribulação, pelo martírio, pela pobreza, mas Jesus a via espiritualmente rica, a animava e lhe dizia para não ter medo do sofrimento. Esmirna sofria perseguição dos judeus, que se colocavam do lado dos romanos para persegui-la. Ela sofreria uma prova de dez dias, mas se fosse fiel a Ele até a morte, ela receberia coroa da vida e, de nenhum modo, sofreria o dano da segunda morte. Jesus não repreendeu esta igreja, só a elogiou.

Pérgamo
A igreja em Pérgamo (Ap 2: 12-17) estava no lugar do trono de Satanás, pois era o centro dos maiores cultos pagãos. Ali o imperador romano era adorado como um deus (O templo de Augusto estava lá). A igreja tinha virtudes (fidelidade, perseverança), mas alguns crentes sustentavam a doutrina de Balaão (misturava o cristianismo verdadeiro com a imoralidade sexual e com outros deuses). Pérgamo tinha perdido o temor a Deus, por isso precisava do Espírito de Temor do Senhor (Is 11: 2). Mas Jesus via que havia crentes dispostos a dar sua vida pelo evangelho, como Antipas, por exemplo.

Tiatira
A igreja em Tiatira (Ap 2: 18-29) fazia tinturaria, vestes, cerâmica e trabalhos de bronze. Enfrentava as perseguições, tinha amor, fé, serviço, perseverança e as últimas obras eram mais numerosas do que as primeiras. Mas tolerava uma falsa profetisa, Jezabel, que trazia falsos ensinos e seduzia os crentes a praticar a prostituição e a comer coisas sacrificadas aos ídolos. Tiatira não fazia como Éfeso, que não tolerava as heresias e as falsas doutrinas, e provava os apóstolos. Tiatira estava comprometida com a iniqüidade e com a licenciosidade, entretanto, ainda havia ali alguém disposto a andar com Deus em santidade.


Localização das sete igrejas e Patmos


Fontes de pesquisa:
• O Novo Dicionário da Bíblia – J. D. Douglas – edições vida nova, 2ª edição 1995.
• Rev. Hernandes Dias Lopes – Primeira Igreja Presbiteriana de Vitória (‘Estudo em Apocalipse’ – pregações online).
• Wikipedia.org
• Fonte para a maioria das imagens: wikipedia.org; Filme: ‘O Apocalipse’ (‘The Apocalypse’) – Coleção: A Bíblia Sagrada.

Este texto se encontra no livro:


O livro de Apocalipse – livro evangélico

O livro de Apocalipse (PDF)

The book of Revelation (PDF)



Autora: Pastora Tânia Cristina Giachetti

▲ Início  

BRADESCO PIX:$ relacionamentosearaagape@gmail.com

E-mail: relacionamentosearaagape@gmail.com