Isaías 6: o chamamento do profeta com 25 anos de idade. Ele viu o trono e a glória de Deus e Serafins. Deus o chamou para clamar no meio de um povo obstinado, endurecido, sem olhos e sem ouvidos para Sua voz. Um remanescente santo ficaria.

Isaiah 6: the calling of the prophet at 25 years old. He saw the throne and glory of God and Seraphim. God called him to cry out in the midst of an obstinate and hardened people, without eyes or ears for His voice. A holy remnant would remain.


Isaías capítulo 6




Capítulo 6

Isaías recebeu a comissão de ser atalaia, de clamar no meio de um povo obstinado e rebelde, de coração endurecido. Deus exerceria o Seu juízo sobre eles, até que os tivesse levado ao cativeiro para a Assíria; os que restaram também seriam levados para o cativeiro na Babilônia. Apenas um remanescente santo seria salvo.

O chamamento de Isaías – v. 1-13
• Is 6: 1-13: “No ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo. Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas: com duas cobria o rosto, com duas cobria os seus pés e com duas voava. E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória. As bases do limiar se moveram à voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça. Então, disse eu: ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos! Então, um dos serafins voou para mim, trazendo na mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; com a brasa tocou a minha boca e disse: Eis que ela tocou os teus lábios; a tua iniqüidade foi tirada, e perdoado, o teu pecado. Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim. Então, disse ele: Vai e dize a este povo: Ouvi, ouvi e não entendais; vede, vede, mas não percebais. Torna insensível o coração deste povo, endurece-lhe os ouvidos e fecha-lhe os olhos, para que não venha ele a ver com os olhos, a ouvir com os ouvidos e a entender com o coração, e se converta, e seja salvo. Então, disse eu: até quando, Senhor? Ele respondeu: Até que sejam desoladas as cidades e fiquem sem habitantes, as casas fiquem sem moradores, e a terra seja de todo assolada, e o Senhor afaste dela os homens, e no meio da terra seja grande o desamparo [NVI: ‘até que o Senhor tenha enviado todos para longe e a terra esteja totalmente desolada’]. Mas, se ainda ficar a décima parte dela, tornará a ser destruída. Como terebinto e como carvalho, dos quais, depois de derribados, ainda fica o toco, assim a santa semente é o seu toco”.


O chamamento do profeta Isaías


As profecias de Isaías nem sempre são estabelecidas numa ordem cronológica. O seu chamamento foi colocado aqui no capítulo 6 depois de outras profecias terem sido escritas nos capítulos anteriores e que, provavelmente, foram entregues (algumas delas) no reinado de Jotão, filho de Uzias. Uzias morreu no ano de 740 AC, e a partir dali Isaías começou seu período de exercício profético. Segundo fontes históricas (Bíblia de Jerusalém, Nova Edição Revista e Ampliada, Ed. de 2002, 3ª Impressão, 2004, Ed. Paulus, São Paulo, pg. 1.237) Isaías teria nascido em 765 AC, portanto, tinha 25 anos de idade quando foi chamado pelo Senhor.

A passagem bíblica diz que ele viu o trono e a glória de Deus e onde Serafins proclamavam Sua santidade. A adoração era tão forte que o lugar tremeu e se encheu de fumaça. Então, Isaías foi confrontado com sua fragilidade humana e reconheceu que era um homem com os lábios impuros, no meio de um povo também impuro. Por isso, temeu. Ele viu um anjo vindo com uma brasa e tocando seus lábios e dizendo que seu pecado tinha sido perdoado. A seguir ele ouviu a voz do Senhor perguntando se havia algum mensageiro disposto a levar Sua palavra e Isaías se apresentou. Ele recebeu a comissão de ser atalaia, de clamar no meio de um povo obstinado, de coração endurecido, sem olhos e sem ouvidos para a voz de Deus e para a Sua vontade. Isaías perguntou até quando seria assim e o Senhor lhe respondeu que isso seria até que Ele tivesse exercido o Seu juízo sobre eles, até que os tivesse levado ao cativeiro numa terra estrangeira (na Assíria); mesmo assim, os remanescentes também seriam levados a cativeiro (representando o cativeiro na Babilônia). Enfim, um remanescente seria salvo e santo, como um toco de carvalho ou terebinto.

Aqui a bíblia menciona outra árvore além do carvalho, o terebinto. O terebinto (Pistacia terebinthus ou Pistacia palaestina), também descrito em Os 4: 13, é uma árvore decídua, pequena, de até seis metros de altura, parecendo um arbusto, e que tem flores. Está presente nas colinas quentes e secas da Palestina, mas também é nativa da região do Mediterrâneo como Marrocos, Portugal e Ilhas Canárias; presente também na Turquia e na Síria. É comumente chamada de Terebinto ou Cornalheira. Suas folhas têm de dez a vinte centímetros de comprimento e suas flores são de cor púrpura avermelhada, que desabrocham na primavera. Seus frutos pequenos são carnosos, com o tamanho de cinco a sete centímetros de comprimento, e cuja cor varia do vermelho ao negro quando estão maduros. A resina da planta tem um odor forte e penetrante, de onde se extrai a terebintina, possivelmente a mais antiga fonte deste composto. A terebintina é um solvente muito usado na preparação de tintas, vernizes e ungüentos. O terebinto é uma árvore isolada, ou seja, não cresce em bosques. Na Antiguidade eram comuns as práticas idólatras debaixo de terebintos. O terebinto é muitas vezes chamado de olmo ou olmeiro, erroneamente. Em hebraico, a palavra usada para terebinto pode ser a mesma para ‘carvalho’, ou seja, ‘allâ, ’allôn (ou ’allown) e ’elâ.


Terebinto – árvore Terebinto – flor
Terebinto (Pistacia terebinthus ou Pistacia palaestina) – árvore e flor (fonte: wikipedia.org)


• Principal fonte de pesquisa: Douglas, J.D., O novo dicionário da bíblia, 2ª ed. 1995, Ed. Vida Nova.
• Fonte de pesquisa para algumas imagens: wikipedia.org e crystalinks.com

Este texto se encontra no 1º volume do livro:


livro evangélico: O livro do profeta Isaías

O livro do profeta Isaías vol. 1 (PDF)

O livro do profeta Isaías vol. 2

O livro do profeta Isaías vol. 3

The book of prophet Isaiah vol. 1 (PDF)

The book of prophet Isaiah vol. 2

The book of prophet Isaiah vol. 3

Sugestão de leitura:


livro evangélico: Profeta, o mensageiro de Deus

Profeta, o mensageiro de Deus (PDF)

Prophet, the messenger of God (PDF)

Sugestão para download:


tabela de profetas AT

Tabela dos profetas (PDF)

Table about the prophets (PDF)



Autora: Pastora Tânia Cristina Giachetti

▲ Início  

BRADESCO PIX: relacionamentosearaagape@gmail.com

E-mail: relacionamentosearaagape@gmail.com