Capítulo 7: a visão dos glorificados, que vêm da grande tribulação, lavaram suas vestiduras e as alvejaram no sangue do Cordeiro, e os 144.000 selados de Israel. Diferença entre a multidão e os 144.000.
Chapter 7: the multitude of the redeemed, who have come out of the great ordeal, have washed their robes and made them white in the blood of the Lamb; and the 144,000 sealed of Israel. The diference between the multitude and the 144,000.
Nessa 2ª seção do livro de Apocalipse, João relata as visões do trono de Deus, dos quatro seres viventes e dos vinte e quatro anciãos, a visão do livro selado com sete selos e a do Cordeiro (Ap 4: 1-11 – Ap 5: 1-14), a visão dos glorificados e dos cento e quarenta e quatro mil selados de Israel (Ap 7: 1-17), após as quais lemos acerca dos sete selos (Ap 6: 1-17; Ap 8: 1). Entre o sexto e o sétimo selo há um espaço de tempo, um período de preparação e prelúdio (Ap 7: 1-17 – Ap 8: 1) para as sete trombetas e uma visão se segue a cada uma delas (Ap 8: 2-13 – Ap 9: 1-21; Ap 11: 15-19).
Selos significam: problemas, sofrimento, perseguição, representam o mundo perseguindo a igreja.
O sétimo selo, composto pelos julgamentos prefigurados nas sete trombetas há de ser o mais importante; em outras palavras: as trombetas podem ser vistas como subdivisões do sétimo selo. Mas, antes das trombetas começarem a tocar há um período de silêncio no céu (Ap 8: 1) de meia hora. Não apenas a multidão e os anjos ficam em silêncio, mas Deus também espera para ouvir o clamor do Seu povo (o incensário atirado à terra – Ap 8: 3-5). Há silêncio e súplicas em expectativa ao juízo de Deus ao mundo que perseguiu a igreja (o significado de ‘trombetas’). Os céus estão atônitos e em silêncio por causa da gravidade e solenidade.
• Ap 7: 1-17 abre a visão da igreja, pois ela entra na posse do reino do Senhor. Ap 7: 16-17 se refere à segunda vinda e o Dia do juízo, onde os santos viverão uma vida de paz com o Senhor eternamente. Nesta parte do texto, João fala dos selados com o selo de Deus, para serem poupados dos juízos dEle (Ap 7: 3).
• Ap 7: 1-3: “Depois disto, vi quatro anjos em pé nos quatro cantos da terra, conservando seguros os quatro ventos da terra, para que nenhum vento soprasse sobre a terra, nem sobre o mar, nem sobre árvore alguma. Vi outro anjo que subia do nascente do sol, tendo o selo do Deus vivo, e clamou em grande voz aos quatro anjos, aqueles aos quais fora dado fazer dano à terra e ao mar, dizendo: Não danifiqueis nem a terra, nem o mar, nem as árvores, até selarmos na fronte os servos do nosso Deus”.
Os quatro ventos significam que o juízo de Deus é sobre toda a terra (‘quatro cantos da terra’). ‘Ventos’ são símbolos de poderes destrutivos, espíritos destrutivos; isso implica que Deus faz distinção entre Seu povo e os ímpios, pois o anjo só vai agir quando os servos de Deus forem selados (Ap 7: 3).
Selo significa: ‘aquilo que é possuído com segurança, algo que está completo, sinal de autenticidade e autoridade, propriedade de alguém ou alguma coisa’. O selo de Deus na fronte dos Seus servos, portanto, significa: proteção, inviolabilidade, propriedade de Deus Pai e do Cordeiro. Os selados jamais apostatam da fé.
Deus livra o Seu povo na tribulação, não da tribulação. A igreja vai passar pela Grande Tribulação, mas será arrancada do meio da tribulação, poupada do juízo divino na tribulação. Em outras palavras, os selados com o selo de Deus serão poupados dos juízos dEle (Ap 7: 3).
• Ap 7: 4-8: “Então, ouvi o número dos que foram selados, que era cento e quarenta e quatro mil, de todas as tribos dos filhos de Israel: da tribo de Judá foram selados doze mil; da tribo de Rúben, doze mil; da tribo de Gade, doze mil; da tribo de Aser, doze mil; da tribo de Naftali, doze mil; da tribo de Manassés, doze mil; da tribo de Simeão, doze mil; da tribo de Levi, doze mil; da tribo de Issacar, doze mil; da tribo de Zebulom, doze mil; da tribo de José (Efraim), doze mil; da tribo de Benjamim foram selados doze mil”.
Aqui, João menciona os cento e quarenta e quatro mil selados de Israel. O número doze simboliza o número dos propósitos eletivos de Deus; em outras palavras: o número da eleição e do chamado. Cento e quarenta e quatro significa: doze vezes doze. Cento e quarenta e quatro mil significam um número infinitamente grande de salvos para o Senhor; símbolo de totalidade (12x12x1000), referindo-se a todos que serão salvos (no AT e no NT) e dos que serão selados no período da Grande Tribulação (Ap 7: 3; Ap 9: 4 cf. Ez 9: 4-6; Ap 7: 13-14) com o selo do Pai e do Filho, ao invés de terem a marca da besta (Ap 13: 17); portanto, para serem preservados das calamidades que virão. Eles lavaram suas vestiduras no sangue do Cordeiro:
• Ap 7: 9-17: “Depois destas coisas, vi, e eis grande multidão que ninguém podia enumerar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro, vestidos de vestiduras brancas, com palmas nas mãos; e clamavam em grande voz dizendo: Ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro, pertence a salvação. Todos os anjos estavam de pé rodeando o trono, os anciãos e os quatro seres viventes, e ante o trono se prostraram sobre o seu rosto, e adoraram a Deus, dizendo: Amém! O louvor, e a glória, e a sabedoria, e as ações de graças, e a honra, e o poder, e a força sejam ao nosso Deus, pelos séculos dos séculos. Amém! Um dos anciãos tomou a palavra, dizendo: Estes, que se vestem de vestiduras brancas, quem são e donde vieram? Respondi-lhe: meu Senhor, tu o sabes. Ele, então, me disse: São estes os que vêm da grande tribulação, lavaram suas vestiduras e as alvejaram no sangue do Cordeiro, razão por que se acham diante do trono de Deus e o servem de dia e de noite no seu santuário; e aquele que se assenta no trono estenderá sobre eles o seu tabernáculo. Jamais terão sede, não cairá sobre eles o sol, nem ardor algum, pois o Cordeiro que se encontra no meio do trono os apascentará e os guiará para as fontes da água da vida. E Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima”.
Não há separação entre judeus e gentios nestes textos; todos são salvos da mesma maneira: pela fé em Jesus e pela Sua graça. Por isso está escrito em Ap 5: 9b-10: “porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação e para o nosso Deus os constituíste reino e sacerdotes; e reinarão sobre a terra”.
Os cento e quarenta e quatro mil pertencem ao Israel espiritual, não ao Israel natural (cf. Gl 6: 14; 16; Rm 2: 28-29; Rm 4: 11). A multidão inumerável é a descendência inumerável prometida a Abraão (Hb 11: 10-12).
O que acontece é que se trata de duas fases da mesma visão da igreja de Cristo, do Israel espiritual de Deus: a primeira fase onde João ‘ouve’ o número dos que serão selados, antes que Deus derrame o sétimo selo (‘ouvi o número dos que foram selados’ – v.4), e que enfrentarão as tribulações. Depois João ‘vê’, como uma promessa consoladora dada por Deus, essa mesma multidão, já vencedora, resgatada e glorificada, diante do trono do Cordeiro, celebrando a vitória (‘depois destas coisas, vi, e eis grande multidão que ninguém podia enumerar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro, vestidos de vestiduras brancas, com palmas nas mãos’). ‘Palmas nas mãos’ e ‘clamavam em grande voz’ são expressões de vitória.
No terceiro texto (Ap 14: 1-5), João fala dos cento e quarenta e quatro mil separados, remidos, ‘comprados da terra’ (v. 3), como veremos adiante.
Entre o sexto e o sétimo selo há um espaço de tempo (Ap 7: 1-17) e antes do 7º selo há um período de preparação e prelúdio para as sete trombetas (Ap 8: 1).
O sétimo selo, composto dos julgamentos prefigurados nas sete trombetas há de ser o mais importante (Ap 8: 5); em outras palavras: as trombetas são subdivisões do sétimo selo. Mas, antes das trombetas começarem a tocar há um período de silêncio no céu (Ap 8: 1) de meia hora.
Não apenas a multidão e os anjos ficam em silêncio, mas Deus também espera para ouvir o clamor do Seu povo (o incensário atirado à terra – Ap 8: 3-5). Há silêncio e súplicas em expectativa ao juízo de Deus ao mundo que perseguiu a igreja. Os céus estão atônitos e em silêncio por causa da gravidade e solenidade.
Fontes de pesquisa:
• O Novo Dicionário da Bíblia – J. D. Douglas – edições vida nova, 2ª edição 1995.
• Rev. Hernandes Dias Lopes – Primeira Igreja Presbiteriana de Vitória (‘Estudo em Apocalipse’ – pregações online).
• Wikipedia.org
• Fonte para a maioria das imagens: wikipedia.org; Filme: ‘O Apocalipse’ (‘The Apocalypse’) – Coleção: A Bíblia Sagrada.
Autora: Pastora Tânia Cristina Giachetti
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