Ei, você, adolescente e jovem! Esta página traz assuntos do seu interesse e respostas do evangelho às suas perguntas mais freqüentes. Jesus está te chamando. Aqui tem uma mensagem para você, testemunhos e uma oração de entrega a Ele.


Evangelho para adolescentes



Amizades


Adolescentes e amizades


Quando andamos com Jesus, as coisas ficam muito claras porque o Espírito Santo nos ensina o que é certo ou errado, inclusive o tipo de companhia que devemos ter. Afaste-se de pessoas que não crêem em Deus, que zombam da Sua palavra, que gostam de coisas feias e se vestir de maneiras feias e esquisitas e vivem invocando demônios ou vão passar a noite em cemitérios, como fazem os Góticos. O que eles fazem é atrair demônios para a vida deles. Cuidado! Embora a gente deva respeitar a escolha religiosa de todas as pessoas, nós podemos escolher o que é bom ou não pra nós, não é? Também devemos nos afastar de bêbados, de quem mente e fala palavrão, pois isso destrói a nossa alma e suja a nossa mente. Nós devemos influenciar de uma maneira boa essas pessoas que estão no erro, mas não nos deixar ser influenciados pelos maus costumes delas. O pecado não herda o reino de Deus.

“Não se deixem enganar: As más companhias corrompem os bons costumes. Como justos, recuperem o bom senso e parem de pecar; pois alguns há que não têm conhecimento de Deus; digo isso para vergonha de vocês” (1 Co 15: 33-34 – NVI).

Leia este testemunho:

Quando eu trabalhava num ambulatório médico eu atendi uma garota linda de dezesseis anos, e que veio à consulta com uma amiguinha da mesma idade. Ela disse que estava passando mal nas últimas semanas e desconfiava de gravidez. Ela veio toda vestida de preto, com batom roxo nos lábios, olhos contornados de preto e aqueles medalhões de metal, característico dos Góticos. Ela não estava grávida, mas tinha queda de açúcar no sangue pela sua situação espiritual. Ela veio novamente à consulta e eu falei de Jesus; ela entendeu onde estava o problema e fez uma oração de entrega comigo. Um dia ela voltou à clínica com convulsão. Eu vi a garota segura por braços e pernas pelas mãos de enfermeiras e médicos, esperneando, chutando todo mundo de maneira extremamente agressiva e dizendo: – “Me soltem, eu não quero ir com vocês, eu não quero ir com vocês”. A própria mãe viu que ela estava possessa. A menina recebeu uma medicação para cessar a crise de convulsão. Na verdade, ela estava manifestando demônios. Eu expulsei todos aqueles demônios, e quando ela recobrou a consciência, tive uma conversa séria com ela sobre tudo o que eu lhe havia ensinado e ela não obedecera. Falei também sobre ir à igreja e sobre a necessidade de se batizar nas águas e ela concordou. Nós três chegamos à igreja e esperamos pelo culto e pelo momento do apelo ao batismo. No momento do apelo ela se levantou e disse: – “Eu não tenho certeza ainda do que é isso; preciso perguntar primeiro ao meu pai”. Ela não pediu licença para o pai para fazer besteiras, mas agora não queria se comprometer com Jesus, que era o único capaz de livrá-la dos demônios. A garota tinha jogado fora a chance que Deus lhe deu para se libertar; seu pai jamais poderia escolher a salvação por ela. A mãe se levantou frustrada e levou a filha para fora da igreja. Muitos meses depois, ela veio à clínica e me disse que estava melhor dos sintomas, mas não havia tomado sua decisão ainda; continuava fazendo as coisas espirituais erradas. Muitas vezes depois pensei nela, e certa noite o Senhor me deu um sonho para consolar meu coração: eu a vi no meio de jovens, vestida de cor-de-rosa, louvando o Senhor.

Rejeição


Adolescentes e rejeição


O que a palavra de Deus diz sobre a rejeição?
A palavra do Senhor não mente. Ele fez você com todo o carinho no ventre da sua mãe. Por isso, diga sempre coisas boas para você mesmo quando se olhar no espelho. Não é brincadeira não! Diga que você é bonito, inteligente, amado por Jesus, pois assim você vai ser amado de verdade por outras pessoas também. Na maioria das vezes os adolescentes são enganados pelo diabo, dizendo que eles não são amados; por isso crescem com uma distorção da auto-imagem. Você é amado de Deus e separado para ser Dele. Peça a Jesus para mostrar o Seu amor por você. Lembre-se da cruz. Você quer maior prova de amor do que essa? Jogue fora a revolta e os sentimentos ruins. Jesus tem poder de lhe dar a auto-estima correta. Você vai crescer forte e seguro, pois Deus tem grandes projetos para a sua vida.

Algumas vezes, o adolescente pode apresentar um quadro depressivo de origem orgânica, por isso deve ser levado ao médico para avaliação. A tendência ao suicídio, muitas vezes decorrente de um quadro de depressão e rejeição deve ser tratada, não resta dúvida, mas lembre-se de que você é alguém muito importante para Deus e que sua vida é preciosa para Ele. Jesus é vida. Venha para Ele e experimente a vida. Não cometa esse tipo de atitude; não vale a pena.

“Acaso pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, eu, todavia não me esquecerei de ti. Eis que nas palmas das minhas mãos te gravei; os teus muros estão continuamente perante mim” (Is 49: 15-16 – ARA).

“Tu, a quem tomei das extremidades da terra, e chamei dos seus cantos mais remotos, e a quem disse: Tu és meu servo, eu te escolhi e não te rejeitei, não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel” (Is 41: 9-10 – ARA).

Namoro e sexo na adolescência


Adolescentes e namoro


Que legal! Você está gostando de alguém, não é? É o seu (sua) primeiro (a) namorado (a)? Não se sinta inseguro (a) em amar alguém, pois o amor é bom. O namoro é um tempo para se conhecer alguém até a gente ter certeza de que ela é a pessoa com quem queremos nos casar e formar uma família. O que Deus planejou para o homem e a mulher foi o casamento, para termos uma família legal e abençoada. Se Jesus estiver no seu coração e você tiver costume de ler a bíblia, você não vai errar em suas escolhas. Vá orando desde já para que o Senhor prepare uma esposa ou um esposo para você, que O tema e O ame acima de tudo e segue os caminhos de Deus. Entendeu? Não é preciso ter pressa. Espere a idade certa e a pessoa certa para você se casar e ter uma família abençoada. Não faça coisas precipitadas agora e que farão você se arrepender mais tarde. Deus fez homem e mulher e disse:
“Então, respondeu ele: Não tendes lido que o Criador, desde o princípio, os fez homem e mulher e que disse: Por esta causa deixará o homem pai e mãe e se unirá a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne? De modo que já não são mais dois, porém uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem” (Mt 19: 4-6).


Adolescentes e namoro


O namoro santo para Deus é o que tem amor verdadeiro e respeita as Suas leis e o tempo certo para todas as coisas. O sexo fora do casamento (que se chama fornicação), muito conhecido entre os jovens como “ficar” é pecado diante de Deus porque não há um compromisso, só o comando da carne da pessoa, dos seus instintos e vontades. Existem outros tipos de pecado na área sexual, que são coisas anormais para Deus: prostituição (promiscuidade sexual, onde vários parceiros se entrelaçam no relacionamento), libertinagem (significa: devassidão; indisciplina; sexo sem regras; sensualidade), homossexualismo (amor entre dois homens; tanto homossexuais ativos quanto passivos), lesbianismo (amor entre duas mulheres), incesto (sexo entre pais e filhos ou entre irmãos ou parentes próximos), narcisismo (amor excessivo a si mesmo; o desejo sexual se volta para si mesmo) e outras deturpações sexuais e compulsões que só abrem brecha para a assolação do inimigo. Você já pensou que o beijo e a relação sexual com quem você não conhece muito bem podem transmitir doenças indesejáveis, como sífilis, AIDS etc.? Outra coisa que pode acontecer quando se faz sexo é a gravidez, e você, menina, pode ficar grávida sem querer ou sem estar planejando, porque ainda não se casou e não sabe se aquele rapaz é o certo pra você. E aí? Já pensou que rolo vai dar? Depois, vai ser ainda pior se quiser abortar o bebê! Nem pense nisso.


Adolescentes e namoro


Outra coisa para você pensar. Muitas pessoas decidem viver juntas por muitos anos sem se casar legalmente para não ter o compromisso de um casamento normal. Às vezes até decidem não ter filhos, ou ainda, decidem morar cada um na sua casa e se ver quando acham bom estar juntos apenas para fazer amor. Mas pense agora nas implicações deste tipo de relacionamento para o seu futuro, quando você tiver uns sessenta anos de idade e não puder mais ter filhos. Você vai olhar para trás e entender que o diabo roubou de você a chance de ter uma família, com seu cônjuge ao seu lado, com filhos e netos que poderiam agora estar lhe dando alegria. Se a pessoa com quem você viveu por tanto tempo morreu, você agora vai estar só e é mais difícil com esta idade refazer a sua vida afetiva do jeito certo. Vocês dois viveram uma vida egoísta por muitos anos, mas na verdade não compartilharam nada e não deixaram nenhum fruto bom. Pense sobre isso. Qual vai ser a sua escolha? Tudo o que fazemos hoje tem uma conseqüência amanhã.


Adolescente


Quanto à masturbação, a bíblia não deixa nada explícito. Apenas diz em Ec 7: 20: “Não há homem justo sobre a terra que faça o bem e que não peque”. Embora a masturbação seja decorrente muitas vezes de carência afetiva e fatores psicológicos e hormonais que acontecem nesta fase de descoberta de si mesmo, não deve ser muito valorizada nem estimulada para não gerar outro tipo de problema mais tarde como a compulsão. O ser humano às vezes precisa lançar mão deste recurso para suprir suas necessidades, mas não foi o que Deus planejou como plenitude sexual para o ser humano. Este foi o resquício do pecado de Adão e Eva e faz parte da natureza humana. Apenas ore e deixe a natureza seguir seu curso. Quando acontecer isso, peça a Deus o domínio sobre a carne e procure canalizar a energia para outras áreas como artes, esportes ou trabalho em grupo, dança ou participar do grupo de jovens da sua igreja etc., ou então, que Ele prepare um (a) companheiro (a) certo (a) pra você se casar.


Deixar o mundo


Também evite assistir filmes pornográficos e mudar de sexo, se é que você me entende. Deus fez homem e mulher, mas não um terceiro sexo. Isso é obra do diabo para destruir uma vida. Este tipo de pessoa não entra no céu. Por isso, deixe isso de lado.

“Vocês não sabem que os perversos não herdarão o Reino de Deus? Não se deixem enganar: nem imorais (a bíblia se refere à imoralidade sexual), nem idólatras, nem adúlteros, nem homossexuais passivos ou ativos e, nem ladrões, nem avarentos, nem alcoólatras, nem caluniadores, nem trapaceiros herdarão o Reino de Deus. Assim foram alguns de vocês. Mas vocês foram lavados, foram santificados, foram justificados no nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito de nosso Deus. Tudo me é permitido, mas nem tudo convém. Tudo me é permitido, mas eu não deixarei que nada me domine” (1 Co 6: 9-12 – NVI).

Vale a pena comentar aqui sobre o que a bíblia chama de obras da carne (Gl 5: 19-21 – a versão aqui é a NVI):

“Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual (em inglês – NRSV: fornicação; ARA – prostituição), impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez (ARA: bebedices), orgias (ARA: glutonaria) e coisas semelhantes. Eu advirto, como antes já os adverti: Aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus” (cf. 1 Sm 15: 22-23; 1 Co 6: 9-11; Ef 5: 3-7; Cl 3: 5).

• Libertinagem significa: devassidão; indisciplina; sexo sem regras; sensualidade.
• Idolatria é colocar no altar outras coisas e outras entidades que não sejam Jesus, o Filho de Deus. A avareza é considerada por Deus como idolatria (Ef 5: 5 e Cl 3: 5), assim como a teimosia [obstinação] (1 Sm 15: 22-23).
• Feitiçarias incluem todos os atos de rebeldia à vontade de Deus como todos os atos de ocultismo, simpatias, superstições, artes ocultas de adivinhação e predição do futuro, necromancia etc., que não nos levam a acreditar unicamente na força da Palavra para conseguirmos algo. A rebelião (rebeldia) é considerada por Deus como feitiçaria (1 Sm 15: 22-23; Lv 20: 27).
• Discórdia significa: discussão ou contenda de palavras, polêmica, rivalidade, disputa.
• Dissensão significa: divergência de opinião ou de interesses, desavença, oposição.
• Facção é uma parte divergente ou dissidente de um grupo ou partido, sublevação, motim.
• A inveja não se resume apenas em querer o que é do outro; pior do que isso: é querer ser a outra pessoa.

Cuidar do corpo

Deus nos fez para mostrar a Sua glória através de nós. Ele colocou um espírito dentro de nós e nos deu vida, e quer que tenhamos um corpo sadio e bonito. Ele não se agrada de ver ninguém, nem a nós mesmos, destruindo o nosso corpo com o que quer que seja: com cigarro, drogas, bebidas, tatuagens, piercing, má alimentação, falta de exercício ou excesso de exercício, ou fazendo feridas em nós mesmos porque não gostamos do nosso corpo ou porque não nos sentimos amados pelos pais, amigos ou namorados. Jesus não se agrada de nada disso. Ele quer que cuidemos bem do nosso corpo com alimentação correta, higiene, exercício e sono na hora certa. Isso é uma disciplina que devemos adquirir para que mais tarde tenhamos boa saúde. “Não façam cortes no corpo por causa dos mortos, nem tatuagens em si mesmos. Eu sou o Senhor” (Lv 19: 28 – NVI). Os povos antigos costumavam se ferir por causa dos mortos, mas Deus não se agradava disso; ainda mais hoje que temos conhecimento de Jesus! Essa advertência de Deus quanto a fazer marcas no corpo vale também para tatuagem. A nossa pele deve ser limpinha como Deus criou porque manchá-la com desenhos feios é pecado.


Tatuagem


“Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado” (1 Co 3: 16-17).


Jesus é a ponte


Regimes inadequados, anorexia nervosa (falta ou perda de apetite por comida; baixo peso, medo de ganhar peso; ficar sem comer para não engordar, às vezes realizando excesso de exercício, ou até provocando vômito ou tomando laxantes para perder peso), bulimia (comer, comer, e depois vomitar para não engordar; às vezes tomando laxantes. A bulimia é geralmente acompanhada por quadros de depressão) são mais do que problemas psicológicos; refletem a falta de amor por si mesmo e espelham a falta de Deus. Quem tem Jesus se ama e se cuida.

Drogas

Afaste-se de drogas, bebidas e outros maus costumes que só levam você cada vez mais para longe de Deus e destroem seu corpo. Drogas como a maconha, a cocaína e o crack afetam todos os órgãos do corpo, em especial, o cérebro, o coração e os pulmões, levando a danos cerebrais irreversíveis e até à morte súbita. Não vale a pena buscar este tipo de prazer e alegria, pois levam à morte e destroem também a vida dos que estão ao seu lado. Existem drogas ainda mais danosas para o cérebro, levando a pessoa a se comportar praticamente como um animal, sem noção nenhuma de que ela existe, antes de levá-la à morte. A coisa mais importante a ser dita é que o inimigo se vale de tudo isso para agir como sempre faz: “roubar, matar e destruir”.

Leia este testemunho para você ver o que Jesus é capaz de fazer para salvar todos os que caem em pecado:

Uma vez eu atendi uma garota de 14 anos de idade, que entrou no consultório me pedindo um exame de sangue para confirmar a gravidez, pois suspeitava disso, mas foi logo dizendo que a sua opção já havia sido tomada: ela abortaria de um jeito ou de outro. Comecei a conversar com ela e fiquei mais surpresa ainda ao saber que ela se drogava com cocaína injetável. O namorado também fazia o mesmo. Falei de Jesus para ela e soube que ela havia sido rejeitada pela mãe desde o ventre. Agora, ela estava repetindo a mesma atitude para com o inocente bebê que ela carregava no útero. Ela entendeu o problema, a unção de Deus tocou sua alma e ela entregou sua vida para Jesus naquele momento. Eu coloquei a mão sobre o ventre da garota, quebrei as maldições de sentença e as maldições hereditárias sobre aquele embrião e o entreguei nas mãos de Jesus. Ela veio na próxima consulta com o exame em mãos, confirmando a gravidez. Eu a encaminhei para o pré-natal e perguntei se sua mãe adotiva estava sabendo de tudo. Ela estava sabendo e se encontrava no ambulatório. Eu pedi a ela que chamasse a mãe adotiva e ela entrou na sala. Seu semblante era ao mesmo tempo triste e carregado de raiva e ódio pelo comportamento da menina, pois jamais esperava que ela respondesse com ingratidão o fato de ter sido adotada com amor por aqueles pais. O irmão adotivo (filho de outra mãe) também era um garoto problemático. O pai da menina ainda não sabia de nada. A garota estava cursando o último ano de um curso técnico e iria se formar no final do ano. A mãe, como castigo pelo que a filha havia feito, estava decidida a não pagar mais a escola da menina. Na verdade, sua vontade era expulsá-la de casa. Falei de Jesus para a mãe. As duas estavam bastante ressentidas e magoadas uma com a outra. Mas, depois de duas horas de conversa e uma oração, as duas se abraçaram, liberaram perdão uma para a outra. Um ano se passou e, num determinado dia, a senhora entrou na minha sala e me perguntou se eu me lembrava dela. Eu lhe perguntei: – “O nenê nasceu bem? E sua filha, como está?” Ela respondeu que tudo tinha corrido bem e que a netinha havia nascido perfeita sem nenhuma malformação congênita, apesar de sua filha ter se drogado com cocaína a gravidez inteira. A cocaína tem uma ação tóxica direta sobre o desenvolvimento fetal, gerando baixo peso, falta de oxigenação cerebral e até malformações como microcefalia, ou seja, cabeça muito pequena devido ao baixo crescimento do cérebro; anomalias de retina, dificuldade de aprendizado pelo resto da vida e até morte súbita em recém-nascidos; quando é consumida de forma injetável pode fazer com que a mulher contraia sífilis ou AIDS – não só ela como o bebê. Agora ela vinha me pedir um encaminhamento para um grupo médico de confiança para que a filha pudesse se libertar das drogas, pois a garota havia aprendido a lição e estava disposta a se corrigir. Também queria a indicação de uma igreja evangélica perto da casa dela para que a família pudesse começar sua caminhada com Deus. Eu fiz o que ela me pediu. Nunca mais os vi, mas tenho certeza que o Senhor fez Sua obra com eles e continuará a fazer se eles exercerem corretamente seu livre-arbítrio. O que aconteceria com aquele bebê se não fosse a consagração a Deus naquele momento? Aqueles que são Dele, o Senhor preserva do mal.

“Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos? Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo” (1 Co 6: 17-20 – NVI).

Tatuagens e brincos

Quando eu falei sobre cuidar do corpo, eu escrevi o seguinte versículo: “Não façam cortes no corpo por causa dos mortos, nem tatuagens em si mesmos. Eu sou o Senhor” (Lv 19: 28 – NVI). Como você viu, a tatuagem não é uma coisa que Deus gosta. Já imaginou quando você for velhinho ou velhinha? Aquele desenho ainda vai estar no seu corpo; ele não sai sozinho, não.

Mas agora, vamos falar um pouquinho sobre brincos nos meninos e nas meninas. Na Antiguidade, o brinco era sinal de escravidão. Quando um escravo era posto em liberdade, mas queria permanecer com aquele senhor, este o levava até os juízes e colocava a sua orelha na porta e a furava, para depois colocar um brinco nela, e o escravo passaria a servir para sempre o seu dono. Os homens livres não tinham este costume. Espiritualmente falando, o brinco é sinal de escravidão: “Se você comprar um escravo hebreu, ele o servirá por seis anos. Mas no sétimo ano será liberto, sem precisar pagar nada... Se, porém, o escravo declarar: ‘Eu amo o meu senhor, a minha mulher e os meus filhos, e não quero sair livre’, o seu senhor o levará perante os juízes. Terá que levá-lo à porta ou à lateral da porta e furar a sua orelha. Assim, ele será seu escravo por toda a vida” (Êx 21: 2; 5-6); “Mas se o seu escravo lhe disser que não quer deixá-lo, porque ama você e sua família e não tem falta de nada, então apanhe um furador e fure a orelha dele contra a porta, e ele se tornará seu escravo para o resto da vida. Faça o mesmo com a sua escrava” (Dt 15: 16-17).

Hoje nós temos Jesus, e não é necessário os jovens usarem brinco para dizerem que são diferentes ou para chamar a atenção.

E quanto às meninas? É pecado colocar brincos e usar enfeites? É pecado depilar as pernas e as axilas? Vamos ler uma passagem do AT onde Deus compara a nação israelita a uma noiva, Sua noiva: “Também te adornei com enfeites e te pus braceletes nas mãos e colar à roda do teu pescoço. Coloquei-te um pendente no nariz (cf. Gn 24: 22; 47), arrecadas (NVI: brincos) nas orelhas e linda coroa na cabeça. Assim, foste ornada de ouro e prata; o teu vestido era de linho fino, de seda e de bordados; nutriste-te de flor de farinha (NVI: a melhor farinha), de mel e azeite; eras formosa em extremo e chegaste a ser rainha. Correu a tua fama entre as nações, por causa da tua formosura, pois era perfeita, por causa da minha glória que eu pusera em ti, diz o Senhor Deus” (Ez 16: 11-14 – ARA).


Um jovem com brinco na orelha   Adolescentes evangélicas


Quando o Senhor fala dos enfeites, eles significam os dons e frutos do Espírito Santo. O bracelete e a coroa são símbolo de glória e majestade, símbolo da realeza que Ele quer ver em nós e de uma maneira bela de agir, de uma maneira que o agrade. O colar é símbolo de graça e misericórdia com que somos ornados, símbolo de graciosidade também. Os pendentes e brincos são símbolos de propriedade particular voluntária, como vimos no caso de brincos dos escravos. Os brincos na mulher são uma forma de dizer que somos propriedade de Jesus, que é bonito nos enfeitar para Ele, mas não da maneira espalhafatosa do mundo, só para aparecer. Também não quer dizer que precisamos colocar piercing no nariz. Esse era e é ainda um costume entre as mulheres do Oriente Médio, da Ásia e da África, por outras razões, mas que não servem para nós que temos o entendimento da pessoa de Jesus na nossa vida.


Mulher indiana com brinco no nariz


A depilação não é pecado, é sinal de higiene, assim como podemos cortar o nosso cabelo. Não precisamos deixá-lo chegar até os joelhos para dizer que somos crentes. Como filhos de Deus nós precisamos ser bonitos e nos amar de maneira sadia. É agradável ao Senhor e às pessoas que estão ao nosso lado nos verem arrumados e perfumados. Entretanto, como diz a bíblia, não devemos dar espaço para o pecado (como a vaidade) ou para certos hábitos do mundo com a desculpa de que somos livres. Pintar ao cabelo de verde, roxo, azul ou vermelho é um costume entre jovens do mundo que não conhecem a verdadeira liberdade em Cristo. Não é exatamente pecado, mas é esquisito. E a bíblia diz que tudo é permitido, mas nem tudo convém. Também diz para não amarmos o mundo, pois ser amigo do mundo é ser inimigo de Jesus:

• “Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus” (Tg 4: 4).
• “Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Pois tudo o que há no mundo – a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens – não provém do Pai, mas do mundo” (1 Jo 2: 15-16 – NVI).
• “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas” (1 Co 6: 12).
• “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm; todas são lícitas, mas nem todas edificam” (1 Co 10: 23).

Bullying

“O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei” (Jo 15: 12).
“Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor” (1 Jo 4: 8).
“Muito pode, por sua eficácia a súplica do justo” (Tg 5: 16b).


Bullying


Para quem não sabe, bullying são atos de violência física ou psicológica, repetidos e praticados intencionalmente por uma pessoa ou um grupo contra um indivíduo, tentando ameaçar ou coagir. É muito comum nas escolas, embora em ambientes de trabalho possam ocorrer casos assim. Há uma desigualdade de poder entre quem agride e quem sofre a agressão. São os ‘valentões’ presentes nas escolas, intimidando os colegas, e tentando mostrar que estes são inferiores a eles. A palavra ‘Bullying’ é o gerúndio do verbo inglês ‘to bully’ (‘tiranizar, oprimir, ameaçar ou amedrontar’, ‘machucar ou ameaçar alguém mais fraco para forçá-lo a fazer algo que não quer’). O agressor, o ‘bully’ ou ‘valentão’, geralmente é uma pessoa autoritária e dominadora, agressiva, preconceituosa e com dificuldade de se relacionar socialmente com as pessoas, e que sente inveja ou ressentimento da pessoa que ele agride ou persegue; não é o que os leigos pensam, dizendo que eles têm baixa auto-estima. Os bullies são pessoas que se iram facilmente, usam muito a força bruta e a agressão, vendo os outros como inimigos; têm muita preocupação com a auto-imagem e o desempenho, pois há um fator de caráter neurótico obsessivo-compulsivo por trás de tudo isso. Geralmente, eles também foram vítimas de violência, falência escolar e experiências traumáticas; têm uma carga genética que propicia isso e também foram maltratados.

Para você que agride, evite a violência, não aja assim, pois o fim disso tudo é muito ruim para você e para os outros que estão ao redor e pode destruí-lo você pelo resto da sua vida.

Para você que sofre isso, evite a violência, mas comunique aos adultos o que ocorre para que isso tenha fim. Quem faz uma coisa dessa não tem Jesus. Evite assistir filmes violentos. Isso influencia muito.


Pessoas são diferentes


Já que estamos falando de violência, é bom falarmos de discriminação racial e religiosa, pois não foi isso que Jesus veio nos ensinar. Deus nos ensina o respeito por todas as pessoas, pois Ele criou o ser humano, cada um de um jeito, em cada detalhe como a cor da pele, o cabelo, as formas do corpo, e Ele tem um projeto com todos nós. Portanto, não olhe as pessoas procurando ver os defeitos nelas, mas entenda que ninguém é perfeito, e o que é perfeito para os homens é deformação para Deus. O que Ele pensa é o que vale, entendeu?

Peça ao Senhor que faça você ver as coisas e as pessoas com os olhos do Espírito. É bom lembrar também que Deus deu a cada ser humano a liberdade de escolher seu próprio caminho na vida. É claro que nós gostaríamos de ver as pessoas praticando o amor de Deus e conhecendo Sua verdade, pois Jesus disse: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (Jo 14: 6). Mas Ele também disse que é o Espírito Santo que convence do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16: 8). É Ele que chama as pessoas para Deus, é Ele que transforma o caráter de todo mundo. Então, meu irmãzinho, ore pelas pessoas, mas deixe Deus mudá-las.

Mais um testemunho:

Aqui tem um testemunho bem legal para você ver como Deus pode mudar a vida de uma pessoa: esse aconteceu na rua com um jovem de dezesseis anos quando eu estava voltando da casa dos meus pais, aonde eu tinha ido para almoçar. Ao chegar à calçada em frente ao hospital que eu costumo atravessar existe um semáforo. Ali, sentado, estava um rapaz negro, muito bonito, com a roupa toda suja, pedindo esmola. De repente, eu caminhei para ele e disse: – “O que um rapaz tão bonito e forte como você está fazendo jogado no chão à mercê do diabo? Deus o fez para ser um profeta, como Samuel, e para ter uma família abençoada e uma profissão digna, não para ficar jogado na mão de demônio, sendo mendigo e usando droga”. As lágrimas corriam pelo meu rosto e ele me disse que ia duas vezes por semana a uma igreja evangélica perto de onde ele costumava dormir, a fim de tomar café da manhã. Eu comecei a conversar com ele e fiquei sabendo o motivo pelo qual não podia arrumar um emprego: era menor de idade. Não parecia; seu porte aparentava uns dezoito ou dezenove anos. Perguntei a ele se era evangélico ele disse que não, mas que cria em Jesus com todo seu coração. Então, ali, na frente de todos os transeuntes que paravam e ouviam, ministrei a palavra de Deus a ele, lhe falei para buscar o Senhor, conversar sozinho com Jesus e, naquele mesmo dia, para entregar sua vida a Ele. Ele me deu o sorriso mais bonito que já vi num rosto e me disse: – “Obrigado, dona, por essas boas palavras”. Segui o meu caminho. Tempos depois, encontrei o amigo dele, que ficava ao seu lado naquele mesmo lugar e perguntei por ele. Ele me disse: – “Ele se reconciliou com os pais, voltou para casa e voltou a estudar”. Como Jesus é legal!

“O coração do homem traça o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos” (Pv 16: 9).

Música e festas; baladas


Guitarra-música


Outra coisa que precisamos falar são as músicas. Preste atenção no que você está cantando, se edifica, se o deixa alegre ou se coloca você pra baixo. E se você está cantando uma música em outra língua e nem sabe o que está falando, pare e pense. Vá se informar primeiro do significado da letra da música. A música é algo que mexe muito com as nossas emoções e, logicamente, com a nossa cabeça. A música faz com que as palavras sejam mais facilmente gravadas no nosso inconsciente e isso pode ser bom ou não, dependendo do que se canta, entende? Por isso, a música gospel nos faz bem, porque ela louva o nome do Senhor e isso edifica a nossa alma e fortalece o nosso espírito. Preste atenção às festas que você freqüenta, principalmente as ‘baladas’, onde só rola o que não presta: bebidas, drogas e perversão sexual. Lembre-se: Jesus ama você e sente ciúmes da sua vida. Procure festas mais saudáveis. Aí, o Senhor vai participar também e Seus anjos vão se responsabilizar por trazer a alegria para elas.

Profissão


Diploma


O trabalho é uma área muito importante na vida de um ser humano, pois traz auto-estima e segurança; por isso, a gente precisa fazer o que gosta. Portanto, procure se informar sobre as diversas profissões e faça uma escolha consciente. Se precisar, faça um teste vocacional e você vai descobrir a sua tendência. Ou então converse com profissionais mais antigos de várias áreas e ouça o parecer deles. Se sentir vontade, visite certos lugares e veja por você mesmo o que é trabalhar lá. Entre em empresas, escolas, hospitais, consultórios, escritórios, faculdades, laboratórios de análises clínicas, farmácias, centros esportivos, escolas de artes, etc. Uma dica é: lembre-se do que você mais gostava de brincar quando pequenininho (a) e, assim, poderá perceber que desde aquela idade você já tinha tendência para uma determinada atividade. Não se baseie apenas no salário que uma profissão proporciona. O salário é importante, mas não é tudo. O que mais importa é você ser uma pessoa realizada, que aproveita bem o seu potencial. Não se deixe ser pressionado pelos mais velhos da família como pai, mãe, tios, avós etc. Você é uma pessoa única para Deus e só Ele sabe o que é melhor para você. Vá pensando sobre isso e orando com fé e Jesus vai lhe revelar.

“E quando Deus concede riquezas e bens a alguém e o capacita a desfrutá-los, a aceitar a sua sorte e a ser feliz em seu trabalho, isso é um presente de Deus” (Ec 5: 19 – NVI).

Boa educação e atitudes sociais


Adolescentes e pais


1) Respeito aos mais velhos e honrar os pais:
Na verdade, devemos ter respeito com todas as pessoas, de todas as idades, também com pais e avós, professores, pastores e autoridades governamentais.

Está escrito: “Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus te dá” (Êx 20: 12). Dar honra é reconhecê-los e respeitá-los, não os difamando ou fazendo que passem vergonha por nossa causa. Um filho que segue os caminhos de Deus e faz Sua vontade está honrando seus pais. Isso significa ser decente, não ter do que se envergonhar, servi-los em amor de todo o coração, ser um motivo de orgulho para eles, dando-lhes prazer e alegria e zelar pela sua reputação. Esse é o único dos Dez Mandamentos que tem promessa, ou seja, honrar os pais faz com que nossos dias se prolonguem. Avós, tios, professores, pastores, médicos etc. devem ser respeitados.


Pai repreendendo o filho


Você pode me perguntar:

— E quando eles abusam da autoridade e fazem o que não é justo?

Eu lhe digo que Deus é justo e vê todas as coisas. Apenas ore e coloque essa situação nas mãos do Senhor e peça a Ele para fazer justiça porque também está escrito:

“Pais, não irriteis os vossos filhos, para que não fiquem desanimados” (Cl 3: 21).
“E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor” (Ef 6: 4).


Chefes e empregados


Com relação a patrões e empregados é a mesma coisa. Respeite seus chefes e o Senhor honrará você. Está escrito:
“Escravos, obedeçam em tudo a seus senhores terrenos, não somente para agradá-los quando eles estão observando, mas com sinceridade de coração, pelo fato de vocês temerem o Senhor. Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo. Quem cometer injustiça receberá de volta injustiça, e não haverá exceção para ninguém” (Cl 3: 22-25 – NVI).

Mas para os patrões, o Senhor também dá um recado:
“Sirvam aos seus senhores de boa vontade, como servindo ao Senhor, e não aos homens, porque vocês sabem que o Senhor recompensará cada um pelo bem que praticar, seja escravo, seja livre. Vocês, senhores, tratem seus escravos da mesma forma. Não os ameacem, uma vez que vocês sabem que o Senhor deles e de vocês está nos céus, e ele não faz diferença entre as pessoas” (Ef 6: 7-9 – NVI).


Ajudar o próximo


2) Estar disposto a ajudar as pessoas, cumprimentá-las e dizer coisas boas.
Trate todos com carinho e educação e você vai colher em troca o que você fizer. Todos vão perceber que você é diferente e vão tratá-lo com amor também. Ajude um cego a atravessar a rua, ajude uma senhora idosa a carregar uma sacola pesada, dê uma esmola a um necessitado, abra a porta do carro e do elevador para as outras pessoas, visite quem está doente e que você conhece há tanto tempo. Ele (a) é seu (sua) amigo (a), não é?

Aprenda a dizer: — “Com licença! Obrigado! Por favor! Deus o abençoe! Me perdoe! Precisa de alguma coisa? Precisa de ajuda?” e assim por diante. As palavras boas que saírem da sua boca vão edificar as outras pessoas e se transformarão em bênção para sua vida.

O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei” (Jo 15: 12 – NVI).

O Arrebatamento da Igreja


O Arrebatamento da Igreja


Jesus voltará para buscar os que acreditam Nele e são Dele, ou seja, os que têm o selo do Seu sangue na testa porque se entregaram a Ele e o confessaram como o único Senhor e Salvador de suas vidas. Vai ser de uma maneira muito rápida e inesperada que só Deus Pai conhece. Entretanto, antes do dia do Arrebatamento haverá alguns anos de muitas dores, sofrimentos e guerras entre as nações, o que se chama ‘A Grande Tribulação’. Logo depois desses dias difíceis, aí sim, haverá o Arrebatamento da Igreja, e Deus vai deixar na Terra aqueles que vão sofrer o seu juízo até que eles se arrependam, i.e., os homens maus que adoraram outros deuses que não Jesus e pecaram muito contra Ele. Um anjo soará uma trombeta no dia do Arrebatamento e nós que somos de Jesus, se estivermos vivos, vamos subir ao céu junto com Ele (seremos arrebatados), com um corpo novo, transformado. Se já estivermos mortos, também ressuscitaremos e subiremos com Ele para o céu. O que nós chamamos de morte, ou seja, ser enterrado, isso para Deus é apenas ‘dormir’, pois ficamos dormindo até o dia do Arrebatamento. Depois, no dia do juízo, os malvados serão queimados no lago de fogo para sempre. E nós viveremos no céu eternamente com Jesus.

Por isso, é importante tomar a nossa decisão agora, enquanto temos tempo, fazendo uma oração de entrega da nossa vida para Ele. Mas ela tem que ser feita de coração, por amor, não por medo ou simplesmente por fazer.

Oração de entrega a Jesus para adolescentes

Você sabe o que é ser salvo? É receber a vida eterna e poder morar no céu com Jesus, ao invés de passar a eternidade no inferno, longe de Deus.

Se você crê que Jesus é o Filho de Deus, que ressuscitou dentre os mortos e deu Sua vida para salvar você, repita em voz alta essa oração:


Oração de entrega – adolescente


“Pai, em nome de Jesus, eu creio que Jesus morreu na cruz para me salvar e que ressuscitou dos mortos. Por isso, eu te peço perdão por tudo o que fiz de errado e que você possa limpar a minha alma e o meu espírito da mancha que o pecado deixou. Eu confesso que Jesus é o meu único Senhor e Salvador e recebo o Espírito Santo para que eu tenha a vida eterna. Endireita os meus caminhos e fica comigo sempre, como o meu melhor amigo. Em nome de Jesus, eu quebro todo o comprometimento que eu possa ter com as coisas das trevas. Escreve meu nome, Senhor, no livro da Vida. Amém”.

Depois que você fizer essa oração, é necessário que se batize nas águas, para que o Espírito Santo confirme diante do mundo espiritual que você é um filho de Deus, salvo.

Mensagem de Jesus para os jovens


Conversar com Jesus


“Eu sou a sua luz e a sua proteção quando você se achar perdido e incompreendido pela sua família e pelos seus amigos. Lembre-se que eu sou o seu pastor e você é a ovelhinha mais importante para mim. Eu estou sempre ao seu lado, cuidando de sua vida, e ouvindo todos os seus pedidos. Eu levo você a um lugar de paz, onde você pode conversar comigo com o coração aberto e confiante, pois eu tenho sempre a resposta certa para as suas perguntas. Eu quero ser o seu melhor amigo. Converse comigo hoje. Em mim você pode confiar. Estarei sempre ao seu lado. Filho! Lembre-se sempre que o inimigo tenta roubar a sua fé, atraindo a sua alma para as coisas do mundo que parecem mais bonitas e poderosas, afastando-o da minha presença, corrompendo-o com muitas doutrinas de demônios, exaltando o trabalho, a profissão e o sucesso só por causa da sedução do dinheiro. Trabalhe, sim, e viva a vida como ela deve ser vivida, mas jamais se esqueça que só EU SOU DEUS, e só em mim você é livre.”

Autora: Pastora Tânia Cristina Giachetti

Este texto se encontra no livro:


O que o adolescente precisa saber

O que o adolescente precisa saber

What the teenager needs to know

Sugestão de leitura:


Quero nascer de novo (adolescentes) – livro evangélico

Quero nascer de novo – adolescente

I want to be born again – teens

▲ Início  

relacionamentosearaagape@gmail.com