Estudo sobre a palavra ‘Hosana’, com a qual Jesus foi aclamado em Sua entrada triunfal em Jerusalém no Domingo de Ramos. Ela significa: ‘Oh! Salva-nos, Senhor, nós te pedimos!’ (Sl 118: 25).

Study on the word ‘Hosanna’, with which Jesus was acclaimed upon His triumphal entry into Jerusalem on Palm Sunday. ‘Hosanna’ means ‘Lord, save us, we beseech you.’ (Ps. 118: 25).


Significado da palavra hosana




Nós podemos encontrar a palavra Hosana, por exemplo, no seguinte texto do NT:
“E as multidões, tanto as que o precediam como as que o seguiam, clamavam: Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas maiores alturas!” (Mt 21: 9).

Neste texto vemos a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém no domingo antes da Páscoa e Ele era reconhecido como o Filho de Davi, o Messias, o que vinha em nome do Senhor para livrar Seu povo de todo jugo. Tanto em grego como em hebraico, encontramos a palavra Hosana, a mesma que está escrita no Salmo 118: 25: “Oh! Salva-nos, Senhor, nós te pedimos; oh! Senhor!, concede-nos prosperidade!”

Em hebraico, no Salmo 118: 25 está escrito: 'ânnâ' yhwhhoshiy`âh nâ' 'ânnâ' yhwh hatsliychâh nâ' (‘Oh! O Senhor salve a vós! Por favor! Oh! O Senhor prospere a vós! Por favor!’).

Em Mt 21: 9 o versículo em grego diz: “oi de ochloi oi proagontes kai oi akolouthountes ekrazon legontes ôsanna tô uiô dabid eulogêmenos o erchomenos en onomati kuriou ôsanna en tois upsistois” (“E as multidões, tanto as que o precediam como as que o seguiam, clamavam: Hosana ao filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas maiores alturas!”).

Assim, Hosana significa ‘Senhor, salva-nos, nós te pedimos’. Em inglês, a palavra ‘pedimos’ é substituída por outra mais forte (‘beseech’), que significa ‘implorar, suplicar, rogar’, não apenas pedir, mas pedir com mais intensidade, como uma súplica mais desesperada. Por isso, quando o Senhor entra em nossa vida e nos nossos caminhos, devemos suplicar para que Ele venha trazer a Sua salvação, o Seu resgate mais profundo para nós, pois Ele é o Messias, o Filho de Deus, o único que pode nos libertar de todo jugo do inimigo. Assim, podemos dizer: “Bendito o que vem em nome do Senhor!”, pois Ele é bendito e bem-vindo em nossa vida. Se Deus Pai não o tivesse enviado, nós não teríamos a salvação da nossa alma. Hoje, Deus também envia alguns de Seus servos nos falando dessa salvação para que os ouçamos e possamos crer Nele, pessoas que entram em nossa vida e nos vêm trazer Sua palavra de conforto e uma promessa de vida eterna; por isso, também podemos louvar a Deus por tê-las enviado e elas também são merecedoras de ouvir: “Bendito(a) o(a) que vem em nome do Senhor”, pois são Seus(Suas) servo(as), usados(as) por Ele para iluminar nosso caminho e nos trazer a paz, a salvação e Sua prosperidade. Deixe Jesus entrar em sua vida hoje lhe trazer o resgate que você precisa.


Entrada triunfal de Jesus em Jerusalém

Este texto se encontra no livro:


livro evangélico: O Senhor quer falar com Seu povo

O Senhor quer falar com Seu povo (PDF)

The Lord wants to talk to His people (PDF)


Autora: Pastora Tânia Cristina Giachetti

▲ Início  

BRADESCO PIX: relacionamentosearaagape@gmail.com

E-mail: relacionamentosearaagape@gmail.com